Processo de Tratamento da Água

  1. Adução: A água é levada até a estação de tratamento de água por uma adutora (tubos) através de bombeamento.
  2. Coagulação: Ocorre no momento em que é aplicado o coagulante (em nosso caso, o cloreto férrico). O produto é aplicado no ponto de maior turbulência, e por isso chamamos de mistura rápida.
  3. Floculação: Ocorre nos floculadores. É a formação dos flocos, reação do Cloreto Férrico com as partículas em suspensão na água. O processo ocorre de forma mais lenta para que haja tempo do produto reagir adequadamente com o material suspenso. É o que chamamos de mistura lenta.
  4. Decantação: É o processo pelo qual se verifica a deposição do material em suspensão na água, no caso os flocos, pela ação da gravidade. Ocorre nos decantadores.
  5. Filtração: Passagem da água por um leito filtrante, constituído principalmente de areia (de granulometria variada – tamanho dos grãos) e cascalho, onde ficarão retidos os flocos que não foram decantados . Nesta fase do tratamento, haverá remoção de 90% da contaminação por bactérias, se o filtro estiver em boas condições.
  6. Desinfecção ou cloração: Aplicação do produto desinfetante (cloro) para eliminação dos organismos patogênicos, causadores das doenças, como a cólera, hepatite, verminoses, etc.
  7. Fluoretação: Aplicação de flúor, no nosso caso, é utilizado o ácido fluossilícico. O flúor é adicionado à água de abastecimento para prevenção de cárie dentária e é dosado de acordo com a temperatura da cidade. Nos locais onde a temperatura é mais alta, o produto deve ser dosado em menor quantidade porque bebe-se mais água diariamente, o que pode causar uma superdosagem no organismo e provocar a fluorose dentária (dentes com manchas e quebradiços).
  8. Correção de pH: Aplicação de produto geocálcio – cal líquida, para diminuir a acidez da água, causada na maioria das vezes pelo coagulante adicionado à água no início do tratamento – cloreto férrico. A portaria do Ministério da Saúde estabelece um pH da água para consumo humano situado entre 6,5 e 9,0.
  9. Distribuição: A água é levada aos consumidores através de bombeamento.

SIGA-NOS

ACESSO RÁPIDO

LICITAÇÕES

PUBLICAÇÕES

2ª VIA

CONTATO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

booked.net

 
+20
°
C
+22°
+13°
Machado
Segunda-Feira, 22
Terça-Feira
 
+23°+11°
Quarta-Feira
 
+24°+10°
Quinta-Feira
 
+25°+11°
Sexta-Feira
 
+24°+12°
Sábado
 
+24°+12°
Domingo
 
+24°+12°
Ver Previsão de 7 Dias


Warning: include_once(/home/saaemachado/public_html/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/library/lazy-load.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/saaemachado/public_html/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 795

Warning: include_once(): Failed opening '/home/saaemachado/public_html/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/library/lazy-load.php' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php73/usr/share/pear') in /home/saaemachado/public_html/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 795

Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function lazy_load() on null in /home/saaemachado/public_html/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php:798 Stack trace: #0 [internal function]: WpFastestCacheCreateCache->callback('<!DOCTYPE html>...', 9) #1 /home/saaemachado/public_html/wp-includes/functions.php(4344): ob_end_flush() #2 /home/saaemachado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(286): wp_ob_end_flush_all('') #3 /home/saaemachado/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #4 /home/saaemachado/public_html/wp-includes/plugin.php(465): WP_Hook->do_action(Array) #5 /home/saaemachado/public_html/wp-includes/load.php(954): do_action('shutdown') #6 [internal function]: shutdown_action_hook() #7 {main} thrown in /home/saaemachado/public_html/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 798